terça-feira, 24 de maio de 2011

Tema de vida:Evolução Agricula no presente


A agricultura actual pode-se considerar que se divide em três variantes fundamentais: agricultura biológica, agricultura intensiva ou industrial e por fim, a mais tradicional e conhecida de todos nós que é a agricultura de subsistência.  Presentemente, a produção agrícola baseia-se fundamentalmente num tipo de agricultura intensiva ou industrial com todos os prós e contras que mais abaixo iremos discutir.
Consideramos ainda que embora tenha tido uma expressão considerável na primeira metade do século XX no nosso país  a agricultura de susbsistência não apresenta níveis de produção e rentabilidade que justifiquem uma aposta forte  nesse tipo de agricultura.
 
Agricultura Intensiva ou Industrial

A agricultura intensiva ou industrial é um tipo de agricultura que responde à crescente necessidade de produzir cada vez mais rapidamente, com mais qualidade e um volume maior todo o tipo de alimentos constituíndo no entanto, um tipo de produção agrícola que leva muitas das vezes a um "esgotamento" dos solos  conduzindo a um recurso cada vez mais intensivo de químicos (fertilizantes, pestícidas e herbícidas). Assim, embora seja o tipo de agricultura com mais sucesso e maior índice de rentabilidade apresenta também muitas outras desvantagens centradas no ambiente onde esta se encontra inserida e no tipo de produto produzido. As principais desvantagens associadas a este tipo de agricultora são o uso abusivo de produtos químicos que contaminam os solos e os lençóis de água que podem entrar na cadeia alimentar prejudicando assim a saúde do homem quer por doença quer, por envenenamento. Têm tambem efeitos secundários nos ecossistemas, afectando outros organismos que não são o alvo, como, por exemplo, os predadores naturais das pragas (passáros, ratos, rãs, etc).
Produção transgénica, maior rentabilidade agrícola,  maior resistência às pragas e intempéries. Como desvantagens considreamos que, é um tipo de cultura que ainda não se conhecem todo o tipo de consequências associadas a ela onde se fica permanente dependente da empresa que fornece as sementes não se conseguindo ter uma verdadeira autonomia na forma como se gera a exploração agrícola.

Agricultora  Biológica
 
Presentemente existe também um tipo de agricultura alternativa à agricultura intensiva ou industrial que procurando manter uma certa rentabilidade económica procura aliar a componente ambiental produzindo produtos mais amigos do ambiente e isentos ou praticamente isentos de químicos. Trata-se de um tipo de agricultura que pelas suas características de produção leva a produtos mais caros mas teoricamente com mais qualidade e valorizados por determinados segmentos de consumidores. Este tipo de agricultura promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola. A principal desvantagem é que pode levar anos para se compreender como uma determinada praga interactua com os produtos produzidos. Por fim, a vantagem deste tipo de agricultura é que é amiga do ambiente e muitos mais sustentável do que a agricultura intensiva.

Agricultura de subsistência

Consiste em cultivar pequenas parcelas de terreno, para o agricultor poder ter onde ir buscar alimentos, para a sobrevivencia da sua familia para não que recorrer às grandes superficies comerciais, sendo uma agricultura tradicional a produção tambem se torna menor logo não poderá competir a nivel de produção para o mercado.
Defendemos cada vez mais o associativismo agrícola que permite conferir um outro tipo de peso negocial seja ao nível de fornecedores como de escoamento da produção para as cadeias de distribuição.  
Finaciamento dos projectos agrícolas

Sem comentários:

Enviar um comentário